segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Sobre sobrancelhas

O baranguismo e o bom gosto sempre andaram em total concórdia nas sociedades modernas. Ambos sobrevivem em uma coexistência pacífica, agradando às preferências individuais dos que têm coragem de escolher entre um e outro.

Em Brasília não poderia ser diferente. Há mocréias e tchutchucas como em todo o Brasil, claro. Mas o que diferencia o ecossistema candango dos demais é a produção do "código genético" das primeiras, um sistema de padronização exclusivo oriúndo, quem sabe, dos salões de beleza mais exóticos.

O molde das sobrancelhas brasilienses, em grande parte das espécimes, é arqueado pra baixo, conferindo às candanguinhas uma aparência maquiavélica e quase demoníaca. São curvas acima dos olhos que retocam a já tão conhecida anti-sociabilidade brasiliense; um povo que não sabe dizer "por favor", "obrigado", mal sabe se desviar das calçadas para o transeunte amigo fazer o seu itinerário.

Na hora do rush (o desordem do trânsito local já possibilita irritantes engarrafamentos; é o progresso chegando à província como diria Maluf) muitas delas se reúnem, refesteladas de cansaço, em frente aos pontos de ônibus do Shopping Pátio Brasil. A fadiga torna-se ainda mais cruel quando o estandarte impresso nos olhos é um convite para o afastamento prévio... Jack Nicholson fez moda por aqui e não sabe disso.

Acreditem, dá até medo de pedir uma informação a essas pobres almas, quanto mais tentar puxar um papinho para espairecer o tédio da espera pela bendita condução. Com aquelas sobrancelhas, qualquer uma parece ter problemas demais em casa para que sejam importunadas em seu ódio fashion.

Mas poderia ser pior. Em Manaus, no início da década de 90 do século XX, as meninas imitavam um adorno criado pela cantora Sula Miranda. Pintavam as unhas dos dedos de uma cor *(vermelho) e do dedo mindinho de outra completamente diferente *(amarelo) . Dos pés e das mãos.

*cores opcionais

7 comentários:

Mari disse...

HAHA!
Poxa...logo agora, que eu planejava aderir à moda "sobrancelhal" local...

Beijos!

Fabio disse...

Cruzes! E acordar com o Curinga em pessoa todos os dias? Fala sério....

Anônimo disse...

Ui! Que meda!

Antonio Proenca disse...

'estandarte impresso nos olhos é um convite para o afastamento prévio' hahaha
beleza poe a mesa mesmo heheh, gracas a Deus e aos leprechauns eu encontrei a irlandesa certa, pq vou te contar amigo, aqui o povo eh tao feinho que usa pos e mais pos de maquiagem pra tentar consertar. As q salvam sao do leste europeu, mas vem pra ca atras de $, trabalho. Te cuida

Fabio disse...

ANTONIO: Fala rapaz! Alegra-me muito o fato de você estar se tornando um leitor assíduo do meu blog. Suas visitas causaram-me até a agradável surpresa em descobrir que possues o dom da escrita! Belos comentários os seus. Volte sempre! E Beijos para a senhora Antônio João!

Fabio disse...

DAÍ: Os seus comentários são um colírio para os meus olhos, mesmo os excessivamente críticos e quase maldosos. Mas prometo seguir à risca as orientações dadas sobre o post referente à Copa do Mundo de 2014.

Beijokasss

Anônimo disse...

Eu não sou maldosa...