quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Samba do "democrático" doido

Deixa ver se eu entendi...

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou a inclusão da Venezuela no Mercosul, um bloco econômico que durante a sua criação, em meados da década de 90, deveria fazer frente à Nafta (EUA, Canadá e México) e à União Européia como forma de se provar ao países ricos que a América Latina também poderia ser um mercado em franca ascensão num mundo globalizado altamente competitivo. Até aí morreu Neves, certo?

Uma das razões para a inclusão da Venezuela é que ela detém uma suculenta produção de petróleo. Ela sabe extrair a matéria-prima de seus campos, mas não possui a nossa tão necessária tecnologia de manufaturamento e geoprocessamento que transformariam os derivados do combustível fóssil venezuelano em ativos mais qualificados para o consumo interno e para o externo (exportação). Uma mão vai lavar a outra e todos ganham dinheiro.OK? ok.

Mas a oposição do governo Lula afirma que a inclusão do país no bloco é ultrajante, por causa de sua aparente ditadura estar, entre outras arbitrariedades, violando os preceitos democráticos e elementares de seu povo e manipulando os Três Poderes para que o presidente Hugo Chavez tenha (incluindo aí uma overdose de reeleições) eternas regalias...

...E UM DOS PUXADORES DA CORRENTE DA OPOSIÇÃO É ACM NETO?????

Antônio Carlos Magalhães Neto (foto) pertence ao Democratas, antigo Partido da Frente Liberal, ex-ARENA, um dos braços políticos que apoiou e ajudou a sustentar uma ditadura militar de 21 anos que torturou, matou e perseguiu brasileiros, silenciou imprensa, manifestações artísticas e instituições democráticas.Uma representação política que precisou desinfetar a putridão de um passado, optando por nomenclaturas mais simbolicamente bisonhas.

Alguns asseclas de alguns ancestrais de ACM Neto pertencem às mesmas gangues de fascínoras que motivaram a criação de uma Comissão de Direitos Humanos que até hoje possui dificuldades em se trabalhar no processo de indenizações para as famílias de centenas de mortos e desaparecidos políticos, porque até hoje os militares não disponibilizaram provas documentais para as formalizações jurídicas de praxe. E nunca disponibilizarão.

Há algo de muito, muito estranho num país que possui uma oposição a um governo de esquerda, cuja representação foi historicamente responsável pela construção de uma ditadura e hoje protesta contra a legitimização de outra. Ainda que seja a do vizinho.

Isso se chama demagogia. E já que estamos na Corte,pergunto: ACM Neto... Por que não te calas?

ALIÁS E A PROPÓSITO
Para saber mais sobre a polêmica definição de ditadura no governo chavista, leiam o excelente artigo do (meu amigo) jornalista e cientista político Maurício Santoro, do IUPERJ, clicando aqui

6 comentários:

Antonio Proenca disse...

Como seu amigo disse: 'democracia tem duas formas de ser analisada'. Mas acho muito cedo pra julgar algo. A proposito uma amiga minha daqui me emprestou um documentario da BBC e Canal RTE1(dublin) sobre a tentativa de derrubar o Chavez. Excelente! Posso dizer tambem que quem fala o que nao deve, ouve o que nao quer, ou um 'por que no te calas?' nao eh seu Chavez?

Anônimo disse...

Eu simplismente a-do-ro quando alguém exercita a oportunidade de lembrar-mo-nos, a todos, a origem do famigerado Democráticos.
Juro que, nessas ocasiões, meu pobre coraçãozinho imberbe pulula de emoção... E viva o contexto histórico, não?
Gostei disso, Fábio!
Beijos pra ti

Ly disse...

Olá, muito bem escrito seu texto!
Vou aproveitar pra te indicar um blog de política: Mosaico de Lama

www.mosaicodelama.blogspot.com

Dá uma conferida lá!

Abraços

Lilian

Fabio disse...

ANTONIO: Pois é. Isso é um assunto complicado demais. A eleição de Chávez foi legítima, há milhões de pessoas que idolatram o coronel, mas há também uma grande parcela da população que quer vê-lo plantando cana-de-açúcar em Cuba. A conferir.

Fabio disse...

DAÍ: Só espero que essa consciência se espalhe pelos quatro cantos do país. Não adianta um simples blogueiro anônimo como eu fazer jus a tal protesto...

Beijokasss

Fabio disse...

LILIAM: Oi Lilian, gosto do Caio Fernando Abreu. Independente da orientação sexual dele, é um escritor militante, digamos assim, mas sem patrulismo. Li um conto dele em que o personagem se encontra com a velha mãe e quase chorei.

Beijos